A ESTRELA DE "DAVI"

O símbolo judaico mais famoso da atualidade certamente é a chamada "estrela de Davi". Ela está na bandeira de Israel. Diversas igrejas neopentecostais recentemente iniciaram um movimento de "culto" a bandeira de Israel, e muitos utilizam esse símbolo como amuleto. Mas o que poucos sabem é que existem variações dessa estrela que possuem significados bem distintos. E o mais importante: Onde? Como? E quando esse símbolo surgiu?



Diz a lenda que o símbolo teria surgido no escudo do rei Davi. O exército de Davi teria passado a utilizar o símbolo, como amuleto, acreditando que o mesmo traria proteção. Importa referir que o nome Estrela de Davi vem do hebraico "Magen Davi", que significa o "Escudo de Davi". É preciso destacar aqui, que a utilização de amuletos para proteção era algo muito comum nas antigas religiões pagãs místicas, e nenhum desses fatos está narrado nos textos sagrados da Tanakh. Apesar de ser uma explicação até plausível, essa origem da estrela de Davi carece de provas históricas e arqueológicas.


Por outro lado, a Bíblia nos indica outro possível caminho para a origem deste símbolo. Em Atos 7:43 encontramos o relato da idolatria do povo ainda no deserto nos dias de Moisés. Vejamos o que diz o texto, começando pelo verso 41:

"E, naquela época, eles produziram um ídolo em forma de bezerro. Ofereceram-lhe sacrifícios e realizaram uma grande celebração em homenagem ao que suas mãos tinham produzido. Por isso, Deus se afastou deles e deixou que se entregassem ao culto dos astros, exatamente como foi escrito no Livro dos Profetas: ‘Foi a mim que oferecestes sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó Casa de Israel? Ao invés disso, erguestes o tabernáculo de Moloque e a estrela do seu deus Renfã, ídolos que fizestes para adorá-los. Por essa razão, Eu vos mandarei para o exílio, para além da Babilônia!’."

"Ora, foi a mim que trouxestes vossos sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos de caminhada no deserto, ó nação de Israel?Não! Não foi! Carregastes sim, o vosso rei Sicute, e Quium, vosso deus-estrela, imagens idólatras que construístes para vós mesmos! Por esses motivos todos Eu vos mandarei para o cativeiro, para o exílio além de Damasco!” Assevera o SENHOR, cujo nome é Yahweh Elohim, Deus dos Exércitos." Amós 5:25-27


Cain, Chiun, Quium, Moloque, Saturno, Cronos... Nomes diferentes para o mesmo demônio chamado de deus no paganismo. Moloque pedia sacrifícios de crianças como forma de culto. Na mitologia Saturno devorava seus filhos ao nascer.

A Concordância de Strong identifica "Renfã" como Chiun (traduzido em português Quium = "sem vida"). Veja o que a doutrina ocultista teosófica fala sobre ele: "O deus do tempo foi Chium no Egito, ou Saturno [Cronos]... e Chium é o mesmo que Cain." - Blavatsky, The Secret Doctrine (897:390).



Ou seja, a estrela de seis pontas não é um mero símbolo judeu, dos dias de Davi, mas um símbolo egípcio, que Israel adotou ainda no deserto devido à sua apostasia, muito utilizado por ocultistas pagãos em suas variações, como o hexagrama ou pentagrama, que é um dos símbolos mais fortes das bruxas e magos para invocar espíritos. Além disso, em 1 Reis 11 vemos que Salomão se corrompeu, ao desobedecer ao Senhor se casando com mulheres dos povos proibidos, e isso o levou à idolatrar os diversos deuses desses povos, incluindo Astarote (rainha do exército do céu) e Moloque. Tudo indica, que ele, Salomão, tenha adotado essa estrela como o seu símbolo pessoal, daí o símbolo ser conhecido historicamente como o "Selo de Salomão", que só posteriormente foi atribuído a Davi através de lendas.



O selo de Salomão

Representado por dois triângulos entrelaçados, o Selo de Salomão simboliza a transformação dos processos alquímicos e é considerado um selo ocultista, usado na bruxaria, magia negra, alquimia, feitiçaria, astrologia. Usado também pela maçonaria.





O Pentagrama

O pentagrama é uma estrela de cinco pontas de origem incerta, que esteve presente na evolução de diversas culturas ocultistas. O símbolo está associado ao mistério e à magia, assim como a aspectos astronômicos e, por ter relação com o número 5, a estrela representa os cinco elementos que compõem o homem: fogo, água, ar, terra e espírito. É o principal símbolo do satanismo.





A cabala (judaismo místico e ocultista)



Fonte: www.dicionariodesimbolos.com.br

168 visualizações
SEJA BEM-VINDO (A)!

Somos cristãos, evangélicos, protestantes, o 'povo da Bíblia', então é claro que aqui você terá uma visão doutrinária de acordo com esse direcionamento. Este blog nasceu com o objetivo de abordar assuntos atuais diversos.

Sejamos edificados!

DESTAQUES
CATEGORIAS
INSCREVA-SE

Seus detalhes foram enviados com sucesso!