A PRÁTICA DO AMOR

21.04.2020

Essa palavra tão pequena, mas com tão grande significado na vida cristã, porém, tão pouco praticada. Sem dúvida, quando um pregador inicia uma mensagem falando sobre o amor, as pessoas já pensam: “Amor, quem não sabe disso”; “Pra que falar de amor pastor, todo crente já sabe que tem que amar”.

 

Saber sobre o amor, todos sabem, mas como isso se materializa? Como praticar o amor que Deus nos ensina?

 

Vamos usar o texto de 1 Coríntios 13 como base desse estudo. O texto diz:
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

 

Aqui o apóstolo Paulo faz um paralelo interessante entre: amor, profecia, inteligência, fé e riqueza.

 

Sobre profecia no capítulo 14:1 de 1 Coríntios diz: "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar."
No capítulo 13 ele diz: "E ainda que tivesse o dom de profecia e não tivesse amor, nada seria."
Em Marcos 12 Jesus está ensinando o povo sobre as escrituras e admoesta o povo dizendo: "Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" Quanto a isso o apóstolo diz: "E ainda que conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e não tivesse amor, nada seria."
 

Em Mateus 17:20 Jesus diz aos discípulos: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." Paulo usando esse ensino de Jesus que diz: "E ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."

 

Em Mateus 19:21 Jesus falando com o jovem rico diz: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." Usando isso, Paulo ainda nos exorta dizendo: "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
 

O sangue de Jesus Cristo nos mostra o amor do Pai por homens imerecedores, pecadores, indignos de tão grande presente, mas o amor de Cristo em nós, nos faz amar o nosso próximo como a nós mesmos, e isso Jesus nos ensinou dizendo que todos os mandamentos se resume na prática do amor. Isso só é verdadeiramente possível quando estamos em Cristo. 

 

"O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12:29-31

 

O apóstolo Tiago nos mostra o caminho da prática do amor quando diz:

"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27

 

Minhas palavras para nossa reflexão são:Ainda que limpasse os bancos e banheiros da igreja todos os dias, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que desse meu dízimo e oferta sempre, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que estivesse em todos os cultos, participasse de todas as atividades da congregação, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que desse alimento aos pobres todas as noites, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que eu falasse do evangelho para todos ao meu redor, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que eu estudasse a Bíblia com afinco, jejuasse e orasse diariamente, e não tivesse amor, nada seria. Continue a lista, veja o que você pratica sem amor e reflita.

 

Oremos ao Senhor que nos ajude a mudar e termos a prática do amor, a ação por amor, amar verdadeiramente como Cristo nos amou. Sem interesse, sem buscar algo em troca, sem julgar quem merece ou não esse amor.

 

Por fim, o que é o amor? O amor é Cristo! O amor não é um mero sentimento, mas uma atitude. O amor é amar ao Pai como Cristo, em obediência. Amar ao próximo como Cristo, em verdade e caridade.

 

Deus abençoe e nos ajude a amar, como Ele nos ama.

 

 

 

Please reload

ESTUDOS RECENTES

April 21, 2020

March 14, 2019

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE

Sobre nós

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

No que cremos

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© 2019