JESUS CRISTO, O EU SOU

Quando o Deus de Abraão, Isaque e Jacó se revela a Moisés no deserto em meio a uma sarça ardente, Ele se revela com sendo o "Eu Sou".

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." Êxodo 3:13,14

Moisés e a sarça ardente

O nosso Senhor Jesus Cristo usa a expressão "Eu Sou" diversas vezes de maneira clara para referir-se a si mesmo, você já se atentou a este fato? Acompanhe...

1) Eu Sou o Pão, o maná celestial

Jesus nos ensina que Ele é o alimento espiritual eterno que gera vida em abundancia. A provisão divina ao faminto em razão do pecado. Ele seria oferecido ao mundo para gerar vida (salvação) a todos que Dele se alimentam.

"Eu sou o pão da vida." João 6:48

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 6:51

2) Eu Sou a Luz do mundo

Jesus nos ensina que Ele é a luz de um mundo que está em trevas (morte), e Nele nós encontramos refugio, passamos a ter luz (vida) também.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12

3) Eu Sou a Porta das ovelhas

Jesus nos ensina que Ele é a porta estreita por onde os salvos (suas ovelhas) passarão.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, especificamente no livro de Neemias, encontramos as doze portas da cidade de Jerusalém sendo reconstruídas. Entre elas havia a "porta das ovelhas", a menor, a única das doze portas que não foi feita para passagens de homens e sim das ovelhas. Foi a primeira porta restaurada por Neemias (Neemias 3:1). Cristo, o nosso Senhor Jesus, viria como ovelha (cordeiro), e entraria por uma porta que ninguém poderia passar, estreita e pequena. Esta porta que representa todo o martírio de Jesus, representa o cumprimento das palavras proferidas pelas bocas de vários profetas sobre o messias que viria em favor da salvação do homem. Somente após Ele, nós suas ovelhas, podemos entrar.

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." João 10:7

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." João 10:9

4) Eu Sou o Bom Pastor

Jesus nos ensina que Ele é o bom pastor, nós somos suas ovelhas. O bom Pastor da a vida pelas suas ovelhas e suas ovelhas ouvem somente a sua voz.

"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11

5) Eu Sou a Ressurreição e a Vida

Jesus nos ensina que Ele é o único que venceu a morte e que todos os que Nele creem ainda que morram, viverão. Podemos até passar pela primeira morte, mas não passaremos pela segunda, que é definitiva (Apocalipse 20:12-15).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25

6) Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Jesus nos ensina que somente através Dele (o caminho) chegamos ao Pai, que somente Nele habita a verdadeira plenitude de Deus (o Verbo que se fez carne) e somente Ele nos tira da morte (pecado) e nos leva a vida (salvação).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

7) Eu Sou a Videira Verdadeira

Jesus nos ensina que Ele é a videira verdadeira, o Pai é o lavrador e nós (cristãos) somos os ramos.

No Antigo Testamento a videira era sempre atribuída a Israel, o próprio Jesus amaldiçoa uma videira por ela estar bonita, mas não dar frutos, simbolizando a hipocrisia do povo que parecia ser de Deus, mas não dava frutos condizentes. Agora Jesus vem dizendo que Ele é a videira VERDADEIRA, pois através Dele sim os ramos poderão dar bons frutos.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." João 15:1

8) Eu Sou o Alfa e o Ômega

Jesus nos ensina que Ele é o princípio e o fim de todas as coisas, Ele estava na criação e estará no juízo, Ele foi feito primogênito (primeiro dos Filhos de Deus) e será o derradeiro (último, Rei sobre a Terra, como nenhum outro) [Salmos 89:27; 72:11]

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro." Apocalipse 22:13

Eu Sou o que Sou - Jesus o Cristo

Aos fariseus Ele disse claramente: "EU SOU!". A reação violenta deles à afirmação de Jesus mostra que eles compreenderam perfeitamente o que Jesus estava declarando, Ele estava igualando-se a Deus ao usar o mesmo título de Êxodo 3:14. Ele não disse que "era" antes de Abraão, mas usou o "Eu Sou" [presente] de forma proposital declarando claramente que Ele é Deus. Se tal declaração não fosse verdade, seria blasfêmia, punida pela lei mosaica com a morte. Como resposta a sua declaração dele, os fariseus tentaram matá-lo com pedras.

"Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " João 8:58

Fonte:

http://www.webartigos.com/artigos/a-porta-das-ovelhas/31267/

2,311 visualizações
SEJA BEM-VINDO (A)!

Somos cristãos, evangélicos, protestantes, o 'povo da Bíblia', então é claro que aqui você terá uma visão doutrinária de acordo com esse direcionamento. Este blog nasceu com o objetivo de abordar assuntos atuais diversos.

Sejamos edificados!

DESTAQUES
CATEGORIAS
INSCREVA-SE

Seus detalhes foram enviados com sucesso!