© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

19.01.2016

Quando falamos de fé pensamos em fazer montanhas irem de um lado para outro, em curas milagrosas, em alcançar o inalcançável, atingir o impossível... Mas e quando isso tudo não acontece? É porque não temos fé?

O capítulo 11 de Hebreus é rico no contexto da fé, mas nesse estudo, queremos falar sobre um outro lado da fé pouco falado nos púlpitos hoje, a fé em Deus. Você pode estar se perguntando, como assim?

 

A fé pregada hoje nas igrejas é uma fé no homem, nas coisas, nas obras, não em Deus. Uma fé que vem de pensamentos positivos, uso de objetos ungidos, campanhas, ofertas financeiras, tratamentos milagrosos, psicologia, ativismo religioso... A fé em Deus mesmo, está fora de moda.

 

Davi teve fé que Deus podia curar seu primeiro filho com Bateseba, mas Deus não o fez, e isso não abalou a fé que Davi tinha, pois a sua fé não era no milagre, mas em Deus.

Fé não é sinônimo de recebimento, fé é crer e confiar, mesmo que o resultado não seja o esperado, pois Ele (Deus) sabe de todas as coisas. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

 

A Bíblia nos mostra que pela fé muitos homens alcançaram a promessa, mas a Bíblia também nos mostra homens que tiveram fé, mas Deus não lhes concedeu aquilo que eles queriam. Os capítulos 11 e 12 de Hebreus falam de fé, mas também daqueles que morreram e não viram a promessa acontecer, mas alcançaram testemunho, e esse testemunho tem alimentado a fé de gerações e gerações após eles. Experimentaram escárnios, açoites, prisões, apedrejamento, foram serrados, tentados, mortos a espada, desamparados, aflitos, maltratados... Será que faltou fé a esses servos de Deus? Será que Deus não gostava deles? A Bíblia responde em Hebreus 11:38: “Dos quais o mundo não era digno.” Vemos desde Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Sara...

 

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo-as, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” Hebreus 11:13

 

Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria como as estrelas do céu (Gênesis 15:5). Abraão viu isso acontecer em vida? Não, Abraão morreu tendo somente um herdeiro da promessa. Humanamente, você acreditaria nessa promessa? Olhe para a nação de Israel hoje. Abraão creu, teve fé em Deus e nos dá esse grande exemplo, mesmo não vendo a promessa se cumprir.

 

Se todos esses homens, exemplos para nós, morreram sem ver a promessa se realizar porque as pessoas hoje choram, batem o pé, fazem pirraça, quando não recebem algo que querem muito da parte de Deus? Porque ainda não compreendem o modo de Deus agir. 1 Coríntios 13:11 diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

 

Os “cristãos” de hoje precisam deixar as coisas de menino. Precisamos entender que estamos nesse mundo como peregrinos, em busca de uma pátria, a celestial! Vivemos neste mundo e Deus sabe do que precisamos como Jesus disse em Mateus 6 (comida, bebida, vestimenta, saúde) e Jesus fecha dizendo, mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Deus não está prometendo riqueza a ninguém, não está mandando você ter fé para alcançar as coisas do mundo, Jesus está dizendo que Deus sabe tudo que precisamos para viver. Ele viveu aqui, lembra? Ele sabe.

 

A fé de muitos está em carros e cavalos, mas o Salmista nos exorta a termos fé no Senhor nosso Deus: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” Salmos 20:7

 

Hebreus 11:39-40 nos diz: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

 

É muito importante conhecer o caráter de Deus, mais do que qualquer outra coisa. Deus não se move por circunstancias, mas sim por propósitos. Precisamos crer que Deus pode todas as coisas, Ele é Senhor, Deus criador, Ele nos conhece, Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

 

Aquilo que desejamos fazer em nome de Deus, precisa ser feito segundo a vontade Dele. Jesus nos ensinou a orar dizendo “venha ao Teu reino, seja feita a Tua vontade”.

Jesus é o maior exemplo de fé que temos. Na cruz, se sentindo longe do Pai ele questionou “Deus meu, porque me desamparaste”, mas logo em seguida, Ele diz “está consumado”. A fé de Jesus não foi abalada, nem mesmo na hora de sua morte, Ele sabia que Deus é soberano e que aquilo tudo tinha um propósito.

 

As pessoas que não tem fé murmuram contra Deus quando algo não vai como elas gostariam. É exatamente como os ateus que dizem: Como pode uma pessoa acreditar que existe um deus e esse deus permite que fiquem doentes? Como pode um crente ficar desempregado? Como pode um crente passar dificuldades?

O contexto moderno para isso é “falta de fé”. Para as igrejas hoje, se você esta doente é por não ter fé suficiente que Deus cura, para solucionar esse problema você precisa fazer um trabalho, quero dizer, uma campanha. Se ainda sim não receber a sua “bênção”, é porque teve pouca fé, e terá que fazer novamente, mas agora com mais fé. Tiago responde isso dizendo em Tiago 4:3 “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes emvossos deleites.

 

Todos os homens nesses textos nos dão testemunho. Não alcançaram a promessa, mas o propósito de Deus se cumpriu. E você, tem dado testemunho de fé, ou tem lutado contra Deus para que Ele “realize o seu desejo” (como se Deus fosse o gênio da lâmpada)?

 

Hebreus 12:1-3 diz: “Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

 

A Bíblia Sagrada nos deixa todos esses testemunhos, que nos animam e nos motivam a seguir confiando em Deus. Como você tem corrido a carreira que lhe foi proposta? Você tem dado testemunho para os que estão ao seu redor? Você será lembrado como alguém que mesmo em meio as dificuldades confiou no Senhor? Ou será lembrado como aquele crente que só estava bem quando tudo ia bem?

 

 

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1 Coríntios 1:18

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE