© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

EXISTEM PROFETAS APÓS JESUS?

04.06.2015

Antes de mais nada vamos a definição de "profeta": pessoa que anuncia os desígnios divinos, que prediz acontecimentos por inspiração de Deus.

 

A Bíblia diz que as pessoas na velha aliança buscavam os profetas para consultar a Deus (1 Samuel 9:9), uma vez que na antiga aliança Deus não estava acessível a todo o povo como hoje, então Deus revelava sua vontade ao profeta e através dele falava ao povo. Ele escolhia, chamava, enchia com o Seu Espírito e usava para "ofício". Por isso houve um período chamado de "a lei e os profetas", onde o povo era guiado pela lei e pelos profetas.

 

"A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." Lucas 16:16

 

 

Hoje na nova aliança, temos acesso direto ao Pai, por meio de Cristo Jesus, nosso intercessor (Romanos 8:34) e do Espírito Santo, que habita em nós (2 Timóteo 1:14), além é claro, de Sua Palavra (João17:17).

 

Vemos claramente e diversas vezes a instrução dos Apóstolos para que busquemos estar cheios do Espírito Santo, pois este derramaria sobre nós o Seu poder para anunciar o Evangelho da salvação segundo os desígnios de Deus Pai (João 16:7; João 14:26; Romanos15:19). Sendo assim, na nova aliança, somos revestidos pelo Espírito Santo de Deus, para que assim Ele aja em nós e através de nós. Todos somos chamados ao serviço e todo e qualquer dom espiritual é Dele e nós somos apenas usados por Ele, o dom não nos pertence.

 

1 Coríntios 12:4-6 nos diz: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” Diferente da velha aliança, hoje todos são chamados a experimentar o Senhor, a ter intimidade com Ele de maneira direta, e nós que já fomos alcançados nos tornamos ferramentas para alcançar outros.

 

Em 1 Coríntios 12, Paulo nos instrui quanto aos dons do Espírito Santo que são: palavra de sabedoria, palavra de ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernir os espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas. No versículo 11 Paulo termina dizendo: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” Ainda neste capítulo, Paulo chama os que tem dom de profecia de "profetas" por pura gramática, pois o próprio Jesus, nosso Senhor, disse que o último profeta foi João Batista (Lucas 16:16).

 

Hebreus 1:1 diz: “Havendo Deus, antigamente, falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.

 

 

Até João... Como assim?

 

1) "A lei e os profetas duraram até João": A velha aliança (lei) tinha a finalidade de mostrar ao homem a necessidade de redenção, tudo apontava simbolicamente para o reino do Senhor Jesus, que seria o remidor dos pecados do mundo. Na lei havia a necessidade de se recorrer a um mediador, os sacerdotes, para se chegar a Deus. Como o povo viva desobedecendo a lei, inclusive os sacerdotes, Deus levantava homens para profetizar ao povo, chamando ao arrependimento e a obediência e anunciando o juízo divino sobre aqueles que não se arrependessem. Então havia a lei e a desobediência, se fazendo necessário o profeta.

 

A lei e os profetas duraram até João, porque após João veio Jesus Cristo, cumprindo a lei e a promessa de redenção, inaugurando a nova aliança. A partir de Jesus, Deus nos fala através do Filho.

 

2) "desde então é anunciado o reino de Deus": A partir de Jesus o povo não é mais chamado à guardar a lei (que era simbólica), mas sim a crer Nele como redentor (o cumprimento da lei). Na nova aliança anunciamos o Evangelho de Jesus Cristo, o único que pode perdoar pecados e salvar.

 

3) "e todo o homem emprega força para entrar nele.": Diferente da velha aliança, agora não há mais a necessidade de um sacerdote para ter acesso ao Pai, pois Cristo se torna o nosso mediador e todos somos chamados ao serviço para o reino de Deus, ou seja, anunciar o Evangelho de Jesus. Diferente da velha aliança, agora Deus chama todos ao trabalho.

 

 

Mas e o dom de profecia?

 

Os que “profetizam” nos dias de hoje, falam segundo o dom do Espírito que é derramado sobre a igreja, mas essa pessoa não é necessariamente um profeta, pois Deus "empresta" o dom de profecia a essa pessoa, por um momento, e ela se torna um instrumento nas mãos do Pai, para ser usada segundo a vontade Dele para edificação do corpo de Cristo.

 

O problema das "profecias" hoje, é que elas são usadas para adivinhação, saber do futuro, mesmo sendo pecado e abominação aos olhos do Senhor, os falsos profetas (o correto seria adivinhadores) dizem aquilo que a pessoa quer ouvir. O "Eis que te digo..." está reinando dentro das igrejas, mas não para trazer arrependimento ou edificação. Veja Isaías 8:19-20 e Deuteronômio 18:10.

 

Resumindo, o termo profeta é muito utilizado hoje, mas é preciso ter cuidado. O correto é que ele seja aplicado aos Profetas do Antigo Testamento até João Batista, que eram boca de Deus para o povo de Israel. Em nossos dias, todo aquele que serve a Jesus e está disposto a fazer a vontade Dele e que pertence a Igreja de Cristo, pode ser usado em profecia, mas a verdadeira profecia deve estar SEMPRE em acordo com as Escrituras.

 

Veja uma pequena explicação do reverendo Augustus Nicodemus sobre o assunto:

 

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2:15

 

Graça e paz irmãos!

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE