© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

VOCÊ ESTÁ SALVO?

25.02.2015

 

Você é salvo? Se Jesus voltar hoje ou se você morrer agora, para onde irá seu espírito? Nós cristãos costumamos pregar a salvação em Cristo Jesus anunciando que o homem precisa “aceitar Jesus” como Senhor e isso lhe dará a salvação, mas será que estamos fazendo certo? Somente isso basta? Vamos refletir juntos neste estudo.

 

 

O que a Palavra de Deus nos diz a respeito da salvação:

 

- É um presente (dom) de Deus: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8

Deus oferece a salvação como um presente a todos os homens, um favor imerecido, porém ela é condicional. E quais são as condições para se alcançar essa salvação? A Palavra de Deus nos diz.

 

- É gratuito: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

Ser gratuito significa que não precisamos pagar o preço, pois ele já foi pago, através do sacrifício de sangue do nosso Senhor Jesus.

 

- É por meio de Jesus Cristo: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

Jesus é o único meio para se alcançar a salvação. Nosso papel agora é aceitar o presente, reconhecendo Jesus como nosso Senhor e salvador.

 

 

E agora, "aceitei Jesus", não preciso fazer mais nada, né?

 

Se a salvação do homem fosse o único objetivo do Senhor, assim que o homem fosse salvo ele morreia e iria imediatamente para o céu. Na verdade Deus deseja para nós algo além... Uma vida útil e agradável a Ele, que seja vista por todos, para alcançar outros e conduzí-los ao caminho eterno. Por está razão reconhecer Jesus como Senhor é somente o primeiro passo do caminho que conduz à vida eterna. É fato que a salvação vem do Senhor, por Jesus, mas uma vez salvo você precisa seguir a diante, BUSCANDO ao Senhor, para conhecê-lo e agradá-lo.

 

É natural aos homens que simpatizam com a pessoa de Jesus acharem que O reconhecem como Senhor e Salvador de suas vidas, simplesmente por afirmar isso com seus lábios, mesmo que suas ações estejam longe disso. Assim acreditam que já estão salvos e não precisam de mais nada. Não congregam, não se batizam, não participam da ceia, não alcançam uma mudança de vida, não desenvolvem seus dons espirituais, não mudam absolutamente nada, mas dizem que "Jesus é com eles", quando "eles deveríam ser como Jesus".

 

Na verdade ter o senhorio de Jesus é muito mais do que dizer, mas sim viver de acordo com seus ensinos, ou seja, de acordo com a Palavra de Deus. Veja o que a Palavra de Deus diz a esse respeito: "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1 João 1:6,7

Suas ações precisam ser coerentes com as suas palavras.

 

Também há pessoas que afirmam, baseados em Atos 16:31, que estão salvos pelo fato de ter um cristão em sua família, mas Paulo diz que cada um dará conta de si (Romanos 14:12). Será que Paulo mudou de ideia? Ou será que o fato de crer, será o principio para a pregação do Evangelho dentro da casa daquele que foi convertido?! Não existe carona na salvação, ela é individual.

Jesus disse em Mateus 19:29 “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna”. Ou seja, somente dizer que crê e que reconhece Jesus como Senhor, não é garantia de salvação, pois até os demônios creem (Tiago 2:19), porém não obedecem. Se você é salvo seus frutos testemunharam a seu favor.

 

João 14:6 nos diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jesus aqui não está pregando religião. Ele não está dizendo que só os evangélicos, que só os católicos romanos, que só os judeus, que só os que dão dízimos, que só os que vão a todos os cultos, que só os que tomam ceia, que só os que foram batizados, que só os que guardam o sábado... Jesus está dizendo que só há salvação para os que andam segundo Seus ensinos, pois Ele é o caminho (a direção a seguir), a verdade (em quem devemos confiar) e a vida (para quem devemos viver).

 

Ainda no capítulo 14 de João, Jesus enfatiza a importância de andarmos nos Seus caminhos no verso 21 que nos diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”; E complementa nos orientando quanto a verdade, no verso 23 que diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

 

Muitos têm um falso entendimento da graça e da misericórdia de Deus, e a religiosidade que há em nossos corações faz com que acreditemos que não precisamos andar segundo o que a Bíblia nos recomenda, pois se “aceitei Jesus”, estou salvo. Grande engano! O Evangelho muda a vida, o Evangelho é de renuncia, de abrir mão dos prazeres que o mundo e a carne nos oferecem, de deixar pra trás tudo o que faz bem para nossa carne e se alimentar do espírito. Em Mateus 7:13-14 Jesus nos afirma isso dizendo: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

 

2 Coríntios 5:15: “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

 

2 Coríntios 6:1: “E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão.

 

 

Aceitar ou não aceitar?

 

Na realidade não se trata de "aceitar", mas de reconhecer. Jesus disse em João 15:16: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

 

Um outro engano clássico é achar que por ser “uma boa pessoa”, se está salvo, mesmo que essa "boa pessoa" não queira nem saber de Jesus. Ledo engano!

Infelizmente podem ser ótimas pessoas, mas continuam condenadas, terem ótimos argumentos, mas continuam condenadas. Não somos nós quem dizemos, é a Palavra do Senhor. Efésios 2:8-10 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Por outro lado, é dever do Cristão, não por obrigação, mas por obediência e amor ao Senhor e ao próximo, fazer boas obras, ajudar, amar, perdoar, se edificar, orar, estar em comunhão com o corpo de Cristo. Jesus novamente nos deixa claro isso em Mateus 7:19-21, dizendo: “Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Como fazer a vontade do Pai estando longe Dele? Como fazer a vontade do Pai sem conhecer Jesus, a quem Ele entregou para nos salvar?

 

Se a questão da salvação é só reconhecer Jesus como Senhor e salvador, por que Estevão, Tiago, Filipe, Mateus, Tiago, Matias, André, Marcos, Pedro, Paulo, Judas, Bartolomeu, Tomé, Lucas, Simão, João, Barnabé, Timóteo... Sofreram e perderam suas vidas de maneira terrível para viver segundo a vontade de Deus? Se fosse só reconhecer Jesus, eles poderiam ter parado depois disso, e o Evangelho nunca teria chegado até nós. Da mesma forma com as nossas vidas, se nosso egoísmo não permite que levemos o Evangelho a nossos parentes e amigos, você segue a Cristo só pra não ir pro inferno? Você ama mesmo Jesus? Você ama mesmo seus parentes e amigos?

 

Se você um dia reconheceu que Jesus é o Senhor da sua vida, mas não cumpre os mandamentos de Deus, não tem comunhão com o Pai, não sente o Espírito Santo, lhe recomendamos avaliar sua vida debaixo de oração, e se você enxergar que está longe de Deus, peça perdão, se arrependa e volte-se pra Deus, pois se você se desviou do caminho, ainda é tempo de voltar.

 

Você que tem ido à igreja, ouve a Palavra mas não a guarda, se assemelha ao homem insensato que edificou sua casa sobre a areia (Mateus 7:26-27; 12:30). "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." Mateus 24:42

 

Graça e paz irmãos!

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE