© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

SUPORTAI-VOS

02.03.2015

 

O maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo. (Mateus 22:37-39). O próprio Jesus disse que aquele que diz amar a Deus e não ama o próximo, é mentiroso (I João 4:20). Como o próprio Cristo afirmou, a base de todos os mandamentos é o amor, sem amor, todos os demais mandamentos viram simples religiosidade, por isso precisamos exercitar o amor.

 

O que isso tem a ver com suportai uns aos outros? O amor a Deus e ao irmão!

A palavra suportar tem várias definições no dicionário, entre elas, apoio, ter sobre si, sustentar, aguentar, sofrer.

 

 

Em uma guerra, os soldados se suportam, quer dizer que eles se cobrem, dão apoio, se ajudam. Se um é ferido, recebe ajuda e cuidado dos outros, mesmo que seja para enterrar uma medalha em sua honra.

Suportar uns aos outros também é suportar de forma graciosa aquelas atitudes que consideramos desagradáveis, ofensivas e até mesmo pecaminosas da parte de nossos irmãos na fé. Não quer dizer ser conivente, quer dizer que temos que ajudar o outro a passar por aquilo, aconselhar, orientar, da suporte.

 

Precisamos deixar claro que suportar é uma maneira de carregar a carga de um irmão e ajudar com o fardo. "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." Gálatas 6:2

O fardo é aquilo que cada um tem que carregar, para o próprio crescimento e amadurecimento, mas como cada um carrega o seu fardo, precisamos nos ajudar com a melhor maneira de carregar o fardo, mesmo que a pessoa vá carregar só, mas um simples conselho pode ajudar o outro em como carregar aquele fardo de uma maneira melhor. Olhando para dentro da sua congregação, você vê irmãos que precisam do seu suporte para ir adiante? O que você tem feito quanto a isso?

 

Se você está do outro lado, precisando do suporte da igreja, como você tem se apresentado? A igreja sabe do que você precisa? Ou você acha que Deus sabe e pronto?!

Na vida cristã, o crente não tem vida secreta com o corpo. Se você precisa de ajuda, precisa pedir. Se precisa de oração, tem que deixar com que os outros saibam, para que assim sejamos um só corpo!

 

Colossenses 3:12-14 nos diz:

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."


Também, Efésios 4:1-3 nos diz:

"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz."

Vale ressaltar que além de mandar que suportemos uns aos outros, o apóstolo Paulo nos diz como devemos fazer:

1-      Amor;

2-      Humildade;

3-      Mansidão;

4-      Longanimidade;

5-      Unidade.

 

Esses 5 pontos constam em ambos os textos. O mandamento é suportar, mas em amor, com humildade, mansidão, longanimidade e em unidade. Vale lembrar que esses são frutos do Espírito Santo.

 

Seguramente alguém do seu relacionamento está passando por alguma dificuldade. Você tem cumprido esse mandamento? Não lutamos contra carne e sangue, mas contra principados e potestades. Você reconhece na igreja irmãos e irmãs que estão precisando do seu apoio? Você tem combatido um bom combate? Tem guerreado em oração pelo seu próximo? Tem perseverado para que os planos de Deus se cumpra na sua vida? Tem suportado aqueles que estão feridos, cansados, atribulados? Tem suportado algum irmão no carregar da carga?

 

Nossa natureza é carnal, mas precisamos buscar nossa espiritualidade, e iremos adiante no nosso crescimento espiritual, quando obedecemos a Deus. A obediência a Deus se faz pelas escrituras, a Bíblia é o manual do crente. Se temos na escritura mandamentos dado pelo próprio Deus, diretos e recíprocos, precisamos então exercitar isso.

 

Quando obedecemos os mandamentos, contribuímos para a manutenção da unidade e da paz na igreja. Quando somos rápidos em apontar os erros, os maus hábitos, problemas de personalidade e até mesmo os pecados nos outros, contribuímos para que um espírito de julgamento e de crítica surja em nosso meio. E com essas ações, o nome de Deus é glorificado? O corpo de Cristo é edificado?

 

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19

 

"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados." 1 Pedro 4:8

 

Gostaríamos de terminar esse estudo com uma leitura de João 14:21 que nos diz:

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele."

 

Que Deus abençoe sua leitura.

Graça e paz irmãos!

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE