© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

POR QUE IR À IGREJA?

23.03.2015

Qual é a sua resposta para a pergunta: Por que você vai (ou não) à igreja?

 

 

Ir à igreja é saudável para a vida cristã, é na igreja (templo, congregação) que cumprimos os mandamentos recíprocos, é na comunhão com os irmãos que exercitamos nossos dons espirituais, é no convívio do corpo de Cristo que recebemos o renovo espiritual tão necessário para nosso dia a dia.

Deus nos fez para viermos em comunhão e não para vivermos só (Gênesis 2:18), por isso ao nascermos já estamos inseridos em um núcleo, a família, além dela o Senhor nos insere em um corpo, chamado corpo de Cristo.

 

A oração que Jesus nos ensinou mostra bem essa preferência de Deus pela comunhão dos homens: "Portanto, vós orareis assim: Pai NOSSO, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão NOSSO de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as NOSSAS dívidas, assim como NÓS perdoamos aos NOSSOS devedores; E não NOS conduzas à tentação; mas livra-NOS do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." 6:9-13

 

Jesus também disse: "Porque, onde estiverem DOIS ou TRÊS reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20

 

"Porque também o corpo não é um só membro, mas MUITOS." 1 Coríntios 12:14

 

Como podemos ser a igreja sozinhos? Como podemos fazer parte do corpo fora dele? Sabendo que se amamos verdadeiramente a Deus, temos compromisso uns com os outros, para nos apresentar a Deus como um corpo, a Igreja, que Paulo relata em Efésios 5, santificada, purificada, gloriosa, sem mácula, sem ruga, santa e irrepreensível.

 

A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, ocorreu porque eles obedeceram ao mandado do Senhor Jesus e aguardaram congregados: "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;" Atos 2:1 As primeiras conversões para Cristo vieram após a descida do Espírito Santo, com a pregação de Pedro.

 

Vemos em Atos 2:42-47 mais um embasamento bíblico para irmos a igreja: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."

 

O capítulo 12 de I Coríntios nos dá uma grande direção a respeito da igreja, leia! Claramente enxergamos que cada um recebe do Espírito Santo de acordo com o que Ele quer, e que cada um tem seu papel no corpo. Nos dias de hoje, todos querem ter seu papel (cargo) na igreja: bispos, apóstolos, diáconos, obreiros... no rito do culto, mas quantos tem a consciência de que o dom que o Espírito Santo deu é para edificação da igreja? Deve ser usado em comunhão, junto a congregação.

 

Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar em sintonia (I Coríntios 12:14-20). Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26). Por estes motivos, a frequência na igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A frequência na igreja não deve ser uma obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo natural de adorar a Deus, aprender Sua palavra e ter comunhão com os irmãos.

 

"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;" Romanos 12:15

 

A Igreja são pessoas, chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo. Isso é separar-se para Ele ou seja santificação. Jesus prometeu edificar a Igreja Dele: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:18-19
 

Paulo frisou a importância de procedimento adequado “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” 1 Timóteo 3:15. Embora a igreja não salve ninguém, ela tem um papel fundamental na divulgação do Evangelho. Devemos valorizar a casa de Deus. Muitos exemplos e referências são encontradas na Bíblia quanto a participação nas reuniões. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu importante papel na edificação mútua.

 

Vamos refletir em Hebreus 10:23-27:

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes incentivando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários."
 

Outras instruções exigem a nossa participação na Ceia do Senhor, para juntar ofertas, louvar ao Senhor e ensinar a outros, segundo a Palavra de Deus, em ordem:

- Ceia: 1 Coríntios 11:24-34

- Ofertas:: 1 Coríntios 16:1-3

- Cantar louvores: Efésios 5:19-21
- Ensinar a Palavra: Romanos 12:7

- Ordem: 1 Coríntios 14:26-40

 

 

Razões geralmente dadas para não ir à igreja:

 

  • Preciso colocar minha vida no lugar antes.

  • A igreja está cheia de hipócritas.

  • Os pastores só se importam com o dinheiro.

  • Não tenho roupa para ir à igreja.

  • Não estou certo de que acredito em tudo que os demais acreditam.

  • Não tenho tempo para isso.

  • Se você soubesse as coisas terríveis que fiz...

 

 

Razões para ir à igreja:

 

  • Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28. A força não vem de nós mesmos, mas Dele.

  • Jesus disse: "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes;" Marcos 2:17 A igreja não é lugar de pessoas que se acham perfeitas, mas sim de pessoas doentes, que se reconhecem pecadoras, mas buscam o único que pode perdoar seus pecados e sarar suas feridas.

  • Há muitos falsos profetas em nossos dias que usam a igreja como fonte de enriquecimento ilícito, mas também há os verdadeiros servos do Senhor. Basta permitir que Deus lhe conduza ao lugar certo onde você deve congregar.

  • Venha como está. As roupas e as práticas da sua vida que precisarem ser removidas, serão removidas pelo Senhor e não pela igreja. Jesus vai lhe guiar e dizer o que deverá ser mudado e essas mudanças precisam ser de dentro para fora e não o oposto.

  • Dúvidas são sempre bem-vindas. Pode ser o Espírito Santo tentando lhe revelar algo, então permita-se descobrir a Palavra de Deus e ser guiado por Ele.

  • Deus precisa ser a prioridade máxima em nossas vidas. Se não temos tempo para Ele agora, termos muito tempo para refletir sobre isso na eternidade, longe Dele. Pena que aí será tarde demais.

  • Jesus perdoa pecados e nos oferece uma nova vida.

 

Indo a igreja cultuamos e louvamos ao nosso Deus, rendemos graça aquele que por nós se entregou na cruz, por amor, ficamos próximos dos nossos irmãos em Cristo, aprendemos cada dia, estudamos e nos fortalecemos para nossa empreitada no dia seguinte, nos alimentamos espiritualmente. Alguns acham que ir à igreja é para os fracos, porque eles resolvem tudo sozinhos. Outras pessoas idealizam à igreja como um lugar de perfeição. Em ambas situações, as pessoas acreditam que são melhores do que o outro, acreditam em si mesmos, e não dependem de Deus.

 

Os momentos juntos na igreja são importantes para nossa comunhão. São momentos para nos conhecermos melhor, orarmos juntos, nos alegrarmos. O salmista diz em Salmos 133:1: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmão vivam em união!"

Salmos 84:10: "Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios."
 

Não ter comunhão com os irmãos, é ser brasa fora do braseiro, é ser religioso, é um ato externo de ir, mas não é um ato interno de ser. Qual deles será que Deus prefere? Os dois, ir e ser!

 

Graça e paz!

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE