© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

CARIDADE

05.01.2015

Caridade: Amor de Deus e do próximo. Benevolência, bom coração, compaixão. Beneficência, esmola.) é um termo derivante do latim caritas (afeto, amor), que tem origem no vocábulo grego chàris (graça). Nas traduções bíblicas, caridade também é traduzida como amor.

 

Normalmente a caridade é entendida como um ato de doação, geralmente ligada a bens materiais, mas na realidade a caridade está ligada ao amor, não o amor sentimental puramente, mas um amor que transcende.

 

A caridade pode ser entendida como um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa, considerada um indicador de elevação moral e até mesmo espiritual por alguns, mas na verdade a caridade é como apresentamos o amor de Deus ao mundo.

 

Religiosamente falando, achamos que temos que dar ao próximo aquilo que vemos que ele(a) necessita, mas erramos por querer suprir sua necessidade aparente, focando somente em dispensar nosso bem material em favor de um necessitado, agindo sem amor. Ser caridoso é ser compreensivo, atencioso, é cuidar não somente da necessidade material, mas também da necessidade emocional e espiritual, respeitando todos os necessitados como seres humanos iguais a nós, e não inferiores. Antes de pagar um lanche a um pedinte, você já conversou com ele? Perguntou o por que dele estar daquele jeito? Se ele já ouviu falar de Jesus?

Algumas religiões acreditam que a caridade, no contexto da esmola, é o que os levarão a "salvação" ou elevação espiritual, esses ensinos negam que Cristo foi o único sacrifício eterno para salvação do homem e atribuem ao homem e as suas obras a "salvação" ou elevação espiritual do mesmo. Essas doutrinas não bíblicas.

 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8,9

 

Madre Tereza foi uma mulher que viveu para ajudar o próximo, um exemplo de mulher caridosa, mas afirmamos biblicamente que se ela está salva, não foi por suas boas ações, mas sim por reconhecer que Jesus Cristo é o salvador e ter feito tudo o que fez por amor a Deus e ao próximo.
Simplificando, a caridade é o mesmo que o amor de Deus. Se amamos a Deus, e se temos o amor de Deus em nós, amamos também o nosso próximo. Reflitamos em Marcos 12:30-31.
 

Vemos então na palavra de Deus que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos. Então temos que fazer pelo outro aquilo que faríamos por nós, certo? Se vamos levar roupa para um desabrigado, por que pegamos tudo aquilo que não gostamos ou que não nos serve mais, ao invés de pegar e dar o nosso melhor? Se amamos ao próximo como a nós mesmos, temos que dar ao próximo aquilo que gostaríamos de receber, ou não? Do que nos adianta ir pra igreja, orar, estudar e não praticar?

 

Em 1 Corintos 13, Deus tira de nós todo o conceito religioso do amor ao próximo. Vamos refletir:

1 - inda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

2 - Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.

3 - Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!

4 - A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.

5 - Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.

6 - Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.

7 - Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 - A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.

9 - A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.

10 - Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.

11 - Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.

12 - Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.

13 - Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.


Deus nos exorta na primeira pessoa em 15 momentos nesse capitulo, ele está falando pra cada um de nós individualmente. Não nos enganemos então achando que devemos começar a dar esmolas generosas, na mesma proporção que queremos receber, pois isso não irá te aproximar do Pai, ou que não devemos fazer por ser obrigação do governo e das ONGs. Devemos de verdade exercer o amor de Deus em nós, fazer o bem aos necessitados, seja com um prato de comida, com dinheiro, com atenção, com um abraço, com uma palavra amiga, ajudar aqueles que precisam de apoio emocional, orar com os desanimados, com os necessitados e com os distantes de Deus, visitar os idosos, os enfermos, compartilhar o amor de Deus com o seu próximo.

 

Se permita receber o amor de Deus, ore hoje pedindo a Deus que derrame sobre sua vida mais do amor Dele, que eu, você, nós, tenhamos o coração de Deus.

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE