© 2019

  • YouTube
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Sobre nós

No que cremos

Somos evangélicos, ou protestantes, ou o povo da cruz, ou o povo da Bíblia, mas acima de tudo, somos cristãos. O blog "A Luz do Evangelho" nasceu...

1. Deus: Cremos em um só Deus, que se manifesta em três pessoas igualmente divinas: Pai, Filho e Espírito Santo...

Nas redes

A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

29.12.2014

 

A criação dos filhos é algo de extrema importância para Deus. A Bíblia nos ensina que Deus também é Pai, e nós, os salvos em Cristo, somos seus filhos, e como um Pai, Ele nos ensina o caminho em que devemos andar, da mesma forma, nos orienta a ensinar nossos filhos.

Ensina a criança no caminho que deve andar, ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22:6


Esse texto é uma ordem aos pais: É sua responsabilidade ensinar à seu filho os meus caminhos desde cedo, para que ao crescer eles não venham a se desviar.

Estudos comprovam que é durante a infância que se molda o caráter de um indivíduo. A idéia de que a primeira infância é um período decisivo na formação da personalidade, do caráter e do modo de agir do adolescente e do adulto encontra sustentação em dados recolhidos nos últimos 100 anos de pesquisas científicas. Achados recentes da Neurociência oferecem ainda evidências de que acontecimentos precoces de natureza física, emocional, social e cultural permanecem inscritos nas pessoas por toda vida.

 

A família sempre foi o centro básico de sustentação da sociedade como um todo, na ótica cristã. Quando as famílias são estruturadas, cada qual cumprindo seu papel, a sociedade reflete isso. Uma família cristã é uma família temente a Deus, é uma família que reflete amor, respeito, moderação, moral, entre outros atributos. Criar filhos cristãos não é fácil, pois valorizamos muito mais do que bens materiais, diplomas e conquistas, valorizamos o caráter, e para isso é necessário regras e limites claros, dedicação, compromisso e muita oração.

 

A mãe do pregador John Wesley deixou dicas de como educar as crianças à luz do Evangelho. A senhora Wesley administrava sua casa propondo algumas regras que acabaram sendo observadas e seguidas por muitas mães.

 

  • Não permita que as crianças comam entre as refeições e estejam na cama após às 20h.

  • As crianças devem tomar seu remédio sem reclamar e nada deve ser dado se pedem chorando. Apenas educadamente.

  • As crianças devem aprender a orar tão logo comecem a falar. Elas também devem ficar em silêncio durante o culto familiar.

  • Para evitar mentiras, não deve ser punido nenhum erro confessado e do qual logo os filhos se arrependam. A obstinação dos filhos deve ser dominada e trabalhada com Deus para salvar sua alma.

  • Não permita que um ato pecaminoso da criança passe impune.

  • Não puna os filhos duas vezes por uma única ofensa.

  • O bom comportamento dos filhos deve ser sempre elogiado e recompensado e toda tentativa de agradar, mesmo que pequena, também deve ser elogiada.

  • As crianças devem preservar o direito de propriedade, mesmo em caso de menor importância.

  • Os filhos devem ser ensinados a temer a vara e cumprir com rigor todas as promessas feitas.

  • Não exija que uma filha trabalhe antes que aprenda a ler bem.

 

"Estabelecer limites como forma de obter obediência, respeito e aprendizagem, não pode ser visto como necessidades do passado, mas como um modelo de educação eficaz e consciente. Uma educação fundamentada em princípios bíblico-cristãos não perde nunca sua validade, pelo contrário, quanto mais praticada, em qualquer tempo, mais sentido e maiores resultados são obtidos”, esclarece ela. 

 

Concordando ou não com as regras da Sra. Wesley, é inegável que o tipo de criação que podemos observar em nossos dias é bem o oposto do proposto por ela. Não é atoa que a sociedade está como está. A falta de limites, valores, exemplos, amor, está destruindo a juventude desse país.


Educar os filhos requer acima de tudo amor a eles e temor a Deus. Os filhos são herança do Senhor, e como mordomo que somos, reconhecemos que os filhos não são nossos, mas de Deus.

 


Seus filhos estão sendo criados para o mundo ou para Deus?

 

Seus filhos refletem o caráter de Cristo ou se parecem mais com os padrões do mundo? Suas ideias, seus valores, sua visão, sua postura, sua responsabilidade... De que lado eles estão? Você tem feito a sua parte ensinando e orando por eles?


A família é a responsável pela educação de crianças e jovens, mas muitos pais tem delegado às escolas a educação dos filhos, quando na verdade elas são apenas colaboradoras. Justamente por esse padrão de comportamento estar se padronizando, Satanás que não dorme, começou a usar as escolas para desconstruir os valores cristãos, negligenciados pelas famílias, muito ocupadas em prosperar para dar tudo aquilo que desejam à seus filhos.

 

Davi e Eli foram dois homens de Deus que foram omissos na educação de seus filhos e isso levou morte à suas casas, como consequência da omissão de seus pais. Ao contrário do que os "psicólogos" de hoje dizem, a Palavra de Deus em Hebreus 12:4-11 nos mostra que disciplina é algo que precisa ser colocado em prática.

 

A família é uma instituição divina, foi Deus quem criou, e criou de maneira que cada um tenha um papel fundamental a ser exercido. Os filhos aprendem as funções e responsabilidades masculinas com seu pai, e as filhas aprendem as funções e responsabilidades femininas com sua mãe. Os pais são o exemplos.

Uma família disfuncional, como é comum em nossos dias, sem pai e as vezes até sem mãe, sempre gera prejuízos morais e até psicológicos nesses filhos. Por isso vemos tantos jovens perdidos, sem valores, sem educação, sem responsabilidades em nossa sociedade hoje em dia. Por isso vemos tantos jovens entregue as drogas, crime, repetindo o ciclo disfuncional em que foi criado, gerando novas famílias disfuncionais. Deus fez tudo perfeito, se seguirmos Suas orientações seremos bem sucedidos.

 

Algumas mulheres idealizam o sonho de gerar uma criança, e acabam caindo na armadilha da super proteção, privando seus filhos da disciplina e correção. Muitas mães brigam com seus maridos por eles educarem ou punirem seus filhos, nessa hora a "super-mãe" surge e entra em favor do filho, tirando a autoridade do pai e causando estragos até mesmo dentro do seu casamento.


Hernandes Dias Lopes comenta que a família é o bem mais precioso de um casal. Não é sensato colocar coisas acima de pessoas. Não é prudente colocar os filhos antes do cônjuge. Não é sábio colocar os amigos antes dos filhos. Não é prudente colocar o trabalho à frente da família. Não adianta acumular bens materiais e perder a família. Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Dedique o melhor daquilo que Deus lhe tem dado à sua família. Lute pela salvação de sua família.

 

Como a igreja, o casamento é uma instituição divina, os filhos crescem e se vão, mas o marido e a mulher, é até que a morte os separe. Muitas vezes nossa preocupação é com o mundo que deixaremos para nossos filhos, e não com que filhos estamos deixando para o mundo e isso precisa mudar. A próxima geração precisa receber o genuíno evangelho e isso é nossa responsabilidade.

 

EDUQUES AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO TENHAS QUE CASTIGAR HOMENS

- Pitágoras.

 

Fontes extras:

https://guiame.com.br/gospel/familia/mae-do-pregador-john-wesley-deixou-dicas-de-como-educar-criancas-luz-do-evangelho.html

Please reload

ESTUDOS RECENTES

March 14, 2019

July 3, 2018

Please reload

DESTAQUES

A "IGREJA" MODERNA E SEU FALSO "EVANGELHO"

21.09.2017

1/10
Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ARQUIVOS
Please reload

INSCREVA-SE